17 de outubro de 2015

Não é preciso investigar muito para se chegar a uma conclusão: a maioria das pessoas ODEIA insetos. A palavra "inseto" em si já trás à mente de várias delas seres indesejáveis e inconvenientes, tais como moscas, formigas, pernilongos, baratas, etc. É uma associação quase que automática que não se dá exclusivamente com insetos, mas com uma série de outros invertebrados também.

Acredito que isso ocorra por uma razão simples: são apenas as estes insetos que essas pessoas geralmente estão habituadas. Principalmente em cidades grandes, metrópoles, onde estes insetos acabam se adaptando com facilidade ao meio urbano em que nós vivemos. Esgotos, entulhos e o descarte inadequado de lixo e restos de comida facilitam a procriação destes insetos que consideramos indesejáveis.

Além disso, sempre ouvimos que estes insetos estão de alguma forma relacionados a transmissão de doenças. Creio que é uma reação natural não gostarmos daquilo que sabemos que pode nos prejudicar ou nos causar algum dano à saúde.

Muitas pessoas que dizem odiar insetos na verdade precisam saber que moscas, pernilongos, formigas, etc, são apenas uma pequena fração dentre toda a variedade de insetos conhecidos. A maioria das pessoas nem imagina a variedade de insetos impressionantes que existem. Mesmo no Brasil - país que possui a maior variedade de insetos no mundo - as pessoas geralmente não fazem ideia da tamanha riqueza da nossa entomofauna.

Mas mesmo os que se dizem os mais "odiosos" dos insetos acabam achando impressionante a variedade de formas e cores que alguns insetos possuem. 

 Mas também que todos, sem exceção, desempenham um papel ecológico importantíssimo.
Marcador

Comente com o Facebook:

0 comentários